terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Coral da Abrace prepara apresentações de fim de ano

O coral da Associação Brasileira de Reabilitação e Alfabetização de Crianças Especiais (Abrace) já está em plena afinação para as apresentações de Natal. A professora Mikaellen Freitas ensaia todas as terças-feiras com os alunos canções natalinas como, Noite Feliz, Jingle Bells, Anoiteceu, Bom Natal, entre outras músicas que farão parte do repertório da apresentação de fim de ano da escola.
Durante os ensaios, todos os 60 alunos da escola podem participar. Os que se destacam mais participam das apresentações na escola e de outros eventos que o coral é convidado para cantar, como em igrejas e praças.
O coral existe há um ano e meio e vem colaborando com a socialização, alfabetização e desenvolvimento dos alunos.
“Procuro mostrar para os alunos que através da música podemos expressar diversos sentimentos. A música nos ajuda a receber novas forças. Apesar de não ser uma tarefa fácil os alunos gostam bastante e procuramos diversificar sempre nos ensaios para mantê-los interessados”, declarou a professora Mikaellen.
           
 

Alunos da Abrace fazem exposição de trabalhos

 Os trabalhos do projeto Lendo e Vivendo a Leitura, produzidos pelos cerca de 60 alunos da Associação Brasileira de Reabilitação e Alfabetização de Crianças Especiais (Abrace),  serão expostos na sede da escola, durante a Feira do Conhecimento, no dia 7 de dezembro, a partir das 14h.            
Durante este semestre, a professora, Maísa da Silva Lucas, trabalhou o projeto Lendo e Vivendo a Leitura, com os alunos da Abrace. A iniciativa usa a literatura para ensinar de maneira lúdica a importância da preservação ambiental, valores humanos, e higiene pessoal (a maneira correta de lavar as mãos, escovar os dentes, etc).           
 Para despertar o interesse dos alunos, a professora deu liberdade para as turmas escolherem os temas. “A participação dos alunos foi um fator muito importante.Eles escolheram as histórias que mais se identificaram e começamos a desenvolver a leitura e a interpretação”, declarou a professora Maísa.           
Após ler e interpretar cada texto, os alunos apresentavam o que aprenderam das histórias por meio de teatros e apresentações para as outras turmas. O projeto também incluiu atividades extraclasse.Os alunos realizaram pesquisas com vizinhos e familiares para saber o que cada um faz em favor do meio ambiente.
“O nosso objetivo é levar a leitura aos nossos alunos de forma lúdica e prazerosa, dando a eles condições de entendimento e interpretação da leitura”, afirmou a diretora da Abrace, Liliane Martins.
Além das leituras os alunos também aprenderam o principio dos 3Rs – Reduzir, Reciclar e Reutilizar, trabalharam a auto estima por meio da música Depende de nós, confeccionaram latões de lixo com as cores da reciclagem, azul - papel , amarelo - metal, vermelho – plástico e verde – vidro, aprenderam porque é importante não desperdiçar água e fizeram um álbum com as lendas do folclore brasileiro.
A Abrace fica na Rua Guia Lopes, 230, no Bairro Abadia. O telefone para mais informações é o 3332-2576.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alunos ganham tarde de beleza

Alunos, mães  e colaboradores da Abrace participaram de uma "Tarde de Beleza" na escola, no último dia 29, onde puderam cuidar dos cabelos e fazer penteados.

O momento de beleza foi proporcionado através do trabalho voluntário feito pelas alunas do curso de cabeleireiro da Escola de Artes Odilon Fernandes.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Abrace participa do aniversário da Escola de Artes Odilon Fernandes

No dia 05 de outubro os alunos da Abrace participaram de uma série de atividades realizadas em comemoração aos 42 anos da Escola de Artes Odilon Fernandes. Durante a tarde os alunos participaram de atividades físicas e artísticas realizadas com os alunos da escola de artes e do curso de educação física da CESUBE (Centro de Ensino Superior de Uberaba). Encerrando as atividades a aluna Júlia Martins fez uma apresentação de balé.
Alunos durante atividades artísticas na Escola de Artes

Encerramento com a aluna Júlia dançando balé

domingo, 14 de outubro de 2012

Abadia Notícia

Acesse o blog do Jornal Abadia Notícia e veja a matéria sobre o Dia das Crianças Abrace: http://abadianoticia.blogspot.com.br/2012/10/abrace-busca-padrinhos-para-o-dia-das.html

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia das crianças é comemorado com programação especial




A Associação Brasileira de Reabilitação e Alfabetização de Crianças Especiais (Abrace) realiza entre os dias 15 e 19 de outubro a semana de comemoração pelo Dia das Crianças. Além de programação especial na sede da escola os alunos também irão ao cinema e ao Mc Donald’s.
            Iniciando as atividades os 60 alunos da instituição participarão de uma tarde de brincadeiras na escola com pula-pula, pintura facial e na hora do lanche, algodão doce, bolo e refrigerante. Na terça-feira é dia de ira ao cinema. No terceiro dia acontece uma gincana diferente onde quem vence dá o prêmio para quem perder, mas no final todos vão ganhar um cata-vento personalizado como lembrança. Na quinta feira mais brincadeiras e na sexta o passeio no Mc Donald’s, um dia muito esperado pela maioria dos alunos.
            “Os alunos esperam ansiosos pela semana das crianças o ano todo, para a maioria deles é uma oportunidade única de fazer passeios como ir ao cinema ou ao Mc Donald’s.”, declarou a diretora da Abrace, Liliane Martins.